Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NEABI Petrópolis
Início do conteúdo da página

NEABI Petrópolis

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 21h47 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 15h52 | Acessos: 449

Processo seletivo 2025

 

Datas disponíveis para encontros virtuais com elucidação de dúvidas:

 16/09, de 14 às 15

19/09, de 16 às 17

E-mail para dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

----------------------------------------------

 

Projeto de Extensão “A cor dessa cidade sou eu?”: palestras, oficinas e eventos de divulgação em oito escolas municipais, estaduais petropolitanos e no Museu Almirante Negro João Cândido, sobre ações afirmativas para quilombolas, pretos, pardos, indígenas e estudantes de escolas públicas nos processos seletivos do Cefet/RJ”

 

Objetivo: publicizar o processo seletivo do nosso Cefet e, em especial, a oportunidade de acesso pelas políticas de ações afirmativas que temos atualmente. Assim, nossa aluna bolsista irá visitar escolas da cidade de Petrópolis e também ofereceremos horários para orientar possíveis candidatos sobre a inscrição neste processo seletivo.

Datas disponíveis para encontros virtuais com elucidação de dúvidas:

 

----------------------------------------------

 

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas do CEFET-RJ (Unidade Petrópolis)

Apresentação e Histórico

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Unidade Petrópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) foi instituído pela RESOLUÇÃO 04/2021, em 1º de dezembro de 2021. Este núcleo é o terceiro NEABI implementado no Sistema CEFET-RJ e atualmente é coordenado pelo Prof. Dr. Renan Ribeiro Moutinho. Sua criação reflete o compromisso da instituição com a promoção da diversidade e a inclusão de temas étnico-raciais no contexto educacional.

O NEABI/Petrópolis tem como base legal as Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares. Além dessas leis, o núcleo está fundamentado em outras normas que promovem a igualdade racial e o combate à discriminação, como o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) e a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Esses marcos legais orientam o núcleo na implementação de políticas e ações que visam a inclusão e a equidade no ambiente acadêmico.

O principal objetivo do NEABI é tratar com seriedade as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, integrando essas temáticas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O núcleo se compromete a garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas pela legislação, promovendo debates e ações que visem a conscientização e a superação das práticas discriminatórias. Essa abordagem busca assegurar que os temas relacionados à diversidade racial sejam abordados de forma consistente e impactante.

Além de dar suporte às ações existentes, o NEABI também está focado na criação de novas propostas que ampliem a inclusão de afro-brasileiros e indígenas em todas as esferas da sociedade. A participação ativa da comunidade escolar é essencial para desenvolver estratégias eficazes que combatam a exclusão e a discriminação, promovendo a inserção efetiva desses grupos nas diversas dimensões da vida social e educacional.

A carta de apresentação do NEABI reafirma o compromisso do CEFET-RJ em reconhecer e enfrentar o racismo e a discriminação, que ainda são desafios persistentes. Ao promover a educação para as relações étnico-raciais e garantir condições de igualdade de direitos e acesso, o NEABI/Petrópolis busca fomentar uma cultura de respeito mútuo e valorização da diversidade, alinhando-se aos princípios fundamentais das diretrizes nacionais e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do CEFET-RJ (FORNEABIs).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página